FOLCLORE BRASILEIRO

A Série Folclore Brasileiro tem o propósito de recontar as lendas e os mitos menos conhecidos 

do Brasil, com um recorte de Norte a Sul e de Leste a Oeste, ao mesmo tempo em que traça um mapa da tradição oral do nosso povo. O Brasil tem muitos mitos, muitas lendas e muitos contos, tudo isso narrado pelos avós dos avós dos nossos avós e que chegaram até nós transmitidos 

de pais a filhos. Há muito a descobrir e a se encantar!


Vários autores registraram essas lendas e esses mitos para que chegassem até as gerações futuras e não fossem esquecidos. Mas, existem ainda muitas histórias contadas pelo povo não registradas em livros ou conhecidas apenas em alguns lugares do Brasil e totalmente desconhecidas em outros. Afinal, o Brasil é gigante pela própria natureza, não é? A Série Folclore Brasileiro nasceu com a ideia de registrar essas lendas e esses mitos menos conhecidos e difundi-los para que todos se maravilhem com eles.


"O folclore traz registro de modos de pensar o mundo, registro particular de formas de cultura, constitui maneira de protestar contra formas de massificação. Seguramente se é forma espontânea de pensar, é forma arguta de aprender. Se é forma simples de brincar, é forma forte de arguir."

                                                                                                                                  Maria Zilda da Cunha  

                                           (profª de Literatura Infantil e Juvenil na Universidade de São Paulo-USP)

 

 

Títulos da Série Folclore Brasileiro

Ipupiara


A história de um monstro marinho que assombrava as praias é a primeira lenda registrada no Brasil. O Ipupiara apavorou indígenas e europeus que chegaram ao país, tornando-se um dos personagens mais assustadores do Folclore Brasileiro!

Nironga


A jovem Nironga guardava um segredo tão bem guardado que ninguém seria capaz de adivinhar o que era. Até que aconteceu uma guerra e Nironga teve que revelar o seu segredo para salvar o seu povo!

Corpo-seco


Diz o ditado popular que quem bate na mãe fica com a mão seca. Mas, não é apenas a mão que definha, o corpo todo emagrece sem parar, a pessoa fica pele e osso, até transformar-se no pavoroso Corpo-seco!

Moça Lua


Você sabe como surgiram a lua e as estrelas? Era uma vez uma jovem que foi rejeitada por sua tribo e buscou a segurança da noite. Descubra como a Moça Lua passou a iluminar as noites com a sua presença no céu!

Seguindo a tradição de Luís da Câmara Cascudo, uma das maiores referências nos estudos da cultura popular brasileira, o nosso folclore possui três matrizes fundamentais: a indígena, a europeia e a africana.  Os livros da Série Folclore Brasileiro seguem um projeto editorial de publicação onde a cada volume é (re)contada uma lenda originada em uma das matrizes. O volume 1 trouxe uma lenda de matriz indígena ("Moça Lua"), o volume 2 uma lenda de matriz europeia ("Corpo-seco") e o volume 3 trouxe uma lenda de matriz africana ("Nironga"). Em linguagem simples, mas não simplória, os livros da série são todos pensados para que o(a) leitor(a) tenha maior envolvimento com as histórias e os desenhos são elaborados para as crianças (de todas as idades) colorir!


Títulos publicados:

1. Moça Lua

2. Corpo-seco

3. Nironga



Próximos títulos:

4. Ipupiara

5. Encantadas

6. Tutu


"O folclore de um povo é a alma dele, aquilo que ninguém escreveu, mas que foi aparecendo 

aos poucos numa comunidade e passou de pai para filho ao longo de muito tempo. As histórias folclóricas fazem cada povo ser único no mundo, mostrando sua sabedoria, seus sonhos, seus temores, suas esperanças. Essas histórias fazem parte das raízes de uma nação."

Eduardo de Almeida Navarro  

(prof. de Língua Tupi na Universidade de São Paulo-USP)





Share by: